Esses Madrilenhos são admiráveis mesmo. Se organizam e protestam de verdade quando acreditam na causa. Neste semana mesmo vários se manifestaram na Praça Neptuno contra o casamento de pessoas do mesmo sexo e a adoção de crianças por estes. Bem, hoje o protesto é outro.
"Apaga tu móvil" é o protesto de hoje na Espanha. Ninguém deve usar os celulares hoje. O país possui 46,5 milhões de telefones, ou seja, já alcançou 100% de penetração no mercado, pois a Espanha possui cerca de 42 milhões de habitantes. O protesto é relativo ao aumento de 25% nas tarifas.
Mas é importante entender porque as operadoras Orange, Movistar e Vodafone adotaram esta medida. Esta atitude é uma represália contra uma lei instituída contra o "arredondamento para cima" de certos valores nas contas telefônicas. Este caso é uma sucessão de erros, de um lado das operadoras, e de outro, de políticos ingênuos ou populistas. Um ação que ao fim e ao cabo estourará nas mãos dos consumidores, que como se vê, defendem-se como podem.
Os parlamentares deveriam, face a atitude das operadoras, desregulamentar ainda mais o mercado jogando mais concorrentes no sistema, mas fizeram o contrário, criaram mais regulação. Certamente mais concorrência faria os preços baixarem. Começou uma briga que já tem uma vítima certa: o consumidor.
Enquanto isso, hoje, só falo por skype.
Nenhum comentário:
Postar um comentário