terça-feira, março 27, 2007

Ulster. Um momento histórico.

Esta foto aí acima é de um valor histórico inestimável. Alguém já imaginou um governo de coalizão formado por protestantes e católicos no Ulster (Irlanda do Norte)? Pois irá acontecer. E já existe data, será dia 8 de maio.

Segundo Tony Blair, "Tudo que foi feito nos último 10 anos foi para preparar este momento".

Ian Paisley, do Partido Unionista Democrático (DUP), reverendo presbiteriano, sempre foi um dos mais radicais líderes protestantes. Dizia que "nunca, nunca, nunca" pactaria com os republicanos.

Gerry Adams, católico que lidera o Sinn Fein, já foi conselheiro do braço armado do partido, o Exército Republicano Irlândes, o IRA.

Os dois sentaram-se em uma mesa em "L" e pactaram, finalmente, a formação de um governo no Ulster, com Paisley na chefia e o ex-comandante do IRA, Martin MacGuinness, como o segundo na hierarquia governamental.

O povo dividiu os votos entre unionistas e republicanos. A saída política era um governo de coalizão.

Sempre acompanhei este assunto, mas depois que visitei a Irlanda pude entendê-lo muito melhor. Um povo fantástico. Um local inesquecível que merece paz. Esta foto é histórica. Para toda Irlanda e também para o Reino Unido. Uma lição para o mundo que insiste em fazer da religião uma ferramenta de guerra.

Nenhum comentário: