segunda-feira, março 19, 2007

Saramago na Casa América

Hoje a Casa América promoveu o "Diálogos sobre Derechos Humanos y seguridad jurídica en Iberoamérica". O debate estava ótimo, em especial porque além de Miguel Angel Moratinos, Ministro de Assuntos Exteriores da Espanha e o juiz Baltasar Garzón, foi possível contar com a presença do Nobel de Literatura José Saramago.

As tiradas espirituosas de Saramago são geniais. Hoje não foi diferente. Atacou diretamente a União Européia, que segundo ele faz corpo mole com a perseguição sofrida por outros escritores, como na Turquia, com o outro Nobel de Literatura, Orhan Pamuk. "E se Cuba ficasse onde estão as ilhas Canárias e desejasse entrar na União Européia, o que faríamos? Fecharíamos os olhos como fazemos com a Turquia?".

Ainda quando mencionou Cuba disse: "Em qualquer entrevista me perguntam sobre Cuba. Gostaria de saber o que acontecerá depois que o regime cair, ficarão sem assunto, sem pauta! O que irão me perguntar??".

Garzón pediu que Saramago terminasse falando de Guantánamo. Apesar de o escritor português continuar a atacar os Estados Unidos, finalizou com uma frase digna de um Nobel de Literatura: "Como criticar a maior democracia do mundo se todos nós carregamos nossa própria Guantánamo?".

Realmente a verve esquerdista de Saramago está bem atenuada.

Nenhum comentário: