quinta-feira, março 01, 2007

O Chile em debate em Madrid I

Nesta quinta-feira o ministro de Relações Exteriores do governo de Michelle Bachelet no Chile esteve em Madrid, na Casa de América. Alejandro Foxley está em viagem oficial na Espanha e depois segue para Portugal. Ele falou bastante sobre a agenda internacional e o posicionamento do Chile sobre os processos de integração.

O Chile tem uma agenda própria que não está e nem ficará presa a qualquer parceiro ou pacto comercial que possa lhe fechar portas. Assim, busca ficar longe da participação de qualquer ação que implique União Aduaneira e o estabelecimento de tarifas externas comuns. O negócio do Chile se chama "acordo de livre comércio", com os melhores blocos e mercados possíveis. Uma economia exterior aberta e sem amarras. Isto é o que se percebe pelas palavras de seu Chanceler.

Por exemplo, no âmbito latino-americano, o Chile participa da Comunidade Sul Americana de Nações, Grupo do Rio, retornou a Comunidade Andina (CAN) e participa do Mercosul como um membro privilegiado. Possui acordos de livre comércio ao redor do mundo, com o Canadá, já há 10 anos, com Estados Unidos e pretende assinar com o Japão no final deste mês de março. O Chile pode ser governado por socialistas, mas no aspecto de livre comércio, parece muito longe dos ideais marxistas e das economias reguladas. Muito pelo contrário, é muito pragmático.

Nenhum comentário: