quarta-feira, março 21, 2007

Zapatero responde perguntas no Parlamento

Imaginava que a sessão de controle do governo hoje seria mais tensa. Como sempre, logo no começo estava acalorada, com o debate entre Mariano Rajoy e Zapatero. Seguiram-se perguntas da oposição, feitas por Acebes e Zaplana.

No duelo que começou pontualmente 16hs, Zapatero acusou os populares a somente fazer oposição falando do ETA. É verdade, só se fala do ETA e seu braço político, o Batasuna, mas quem deixou que os terroristas sequestrassem a agenda do governo foi o próprio Zapatero.

Neste sistema parlamentarista há maior controle em relação aos atos do governo, ou seja, o Executivo é obrigado a dar explicações praticamente semanais no Congresso. Seria ótimo no caso brasileiro, e em geral, latino-americano, que não possui maturidade para um regime presidencialista.

Presidencialismo nos trópicos virou sinônimo de autoritarismo e prepotência. A submissão do governo ao Parlamento é salutar. Ademais, pela arquitetura do plenário, deixa claro as opções políticas, e eventuais "trocas" seriam fortemente sentidas na geografia parlamentar.

No fim da "parte quente" do debate de hoje, Zaplana foi contundente. Olhando diretamente para a bancada do governo, disparou: "Vocês permitem que os terroristas dirijam o Governo! Estão trazendo o Batasuna, o braço político do ETA, de volta a vida! Isto é um absurdo".

É...realmente é um absurdo, mas isto faz parte de uma estratégia de longo prazo dos socialistas que ainda colocará em xeque a existência da Espanha como nação.

Da tribuna, olhando o brasão espanhol, fiquei em silêncio e segui com minhas anotações.

Nenhum comentário: