quarta-feira, março 28, 2007

América Latina: Una Agenda de Libertad

A Fundación para el Análisis y los Estudios Sociales (FAES), centro de pensamento e formação das políticas públicas do Partido Popular é presidido pelo ex-Presidente de Governo da Espanha, José María Aznar.

Há um ano e meio a fundação prepara um documento estratégico para a América Latina. As propostas foram lançadas durante um evento ontem aqui em Madrid. Estavam presentes patronos da Fundação, colaboradores do documento, entre outros.

Miguel Angel Cortés, um dos mais antigos colaboradores de FAES, foi responsável pelo documento. Ali, encontra-se "O caminho da abertura ao mundo, de democracia, de respeito as liberdades individuais e de vigência efetiva do Estado de Direito. Um caminho que propicia investimento, gera crescimento, incentiva empreendedores, cria empregos e reduz a pobreza. Um caminho de êxito, democracia e liberdade", segundo o presidente Aznar.

Ainda em sua intervenção, pessoalmente gostei de um trecho, que trata exatamente de um documento que preparo para a Fundação FAES: "A boa saúde do sistema democrático reclama partidos políticos fortes e estáveis, que defendam princípios e valores. Estes não podem ser meras plataformas instrumentais para acender ao poder, nem podem ser retratos de expressões peronalistas".

O documento América Latina: Una Agenda de Libertad é muito interessante, vale a pena a leitura, e se levado a sério, pode ser uma receita de sucesso indispensável para os países latino-americanos.

Nenhum comentário: