sábado, março 24, 2007

Os jornais espanhóis

Nunca foi segredo algum na Espanha que o grupo de mídia PRISA tem relações íntimas e simpatia pelos socialistas. Seu carro chefe, poderíamos dizer assim, é o periódico El País, que nasceu como uma tribuna indepentente contra o franquismo, mas que logo se tornou um veículo a serviço dos socialistas.

O grupo PRISA, por sua penetração, faz parte da uma rede internacional de difusão de informações, por isso, todas as notícias que chegam no Brasil sobre a Espanha vem com o timbre do El País. Por exemplo, quando a notícia vem daqui, os jornalistas dizem: "Na Espanha, o El País afirma que..". Bem, quem afirma é o El País, que se posicionou muito bem internacionalmente, mas os espanhóis sabem que suas opiniões são reflexos de suas posições de esquerda e de sua simpatia pelo PSOE.

Bem, vamos conhecer um pouco sobre os outros jornais nacionais espanhóis. Quem divide hoje a liderança com o El País é o El Mundo, um diário com tendência mais conservadora. Existem ainda outros dois importantes, o ABC, que é o mais antigo e tem uma linha editorial mais conservadora que o El Mundo, e o La Razón, que foi fundado por um antigo diretor do El Mundo, portanto de linha idelógica similar.

Aqui os jornais não escondem sua linha editorial detrás de uma suposta imparcialidade "politicamente correta", que na realidade não existe em lugar algum. Os jornais brasileiros que se consideram imparciais são na realidade hipócritas e aqueles que acreditam que existe imparcialidade nas notícias do El País ou que suas notícias traduzem imparcialmente o que ocorre na Espanha são mal informados ou ingênuos.

Imparcialidade em jornalismo não existe.

Nenhum comentário: