quinta-feira, março 22, 2007

Chirac enfim declara apoio a Sarkozy

Não escondo minha preferência por Sarkozy na corrida ao Eliseo. Tenho enorme admiração por ele. Desde que o conheci aqui em Madrid, fiquei muito bem impressionado com a clareza de suas idéias, força política e capacidade de articulação. Além disto, Sarkozy é um craque em oratória.

Acredito que suas chances são muito fortes, possui um partido estruturado, a UMP, e na minha opinião, um ótimo discurso. A França certamente estará em ótimas mãos se vencer.

Hoje todos os jornais aqui da Europa destacam o esperado apoio de Chirac a candidatura de Sarkozy. Dia 26 de março deixa o Ministério do Interior para se dedicar inteiramente a campanha. O primeiro turno será dia 22 de abril.

As pesquisas de hoje mostram que Sarkozy aumentou a diferença para Ségolène. Ele atingiu 31%, enquanto ela avançou muito menos, para 24%. A diferença atingiu 7 pontos, a maior até agora. Bayrou perdeu intenções de voto e caiu para 17%. No segundo turno, Sarkozy bateria Ségolène por 54% a 46%.

Ao contrário de muitos, não acredito que a maior ameaça a Sarkozy seja Ségolène. Quem poderia complicar a corrida ao Eliseo é o centrista François Bayrou.

Nenhum comentário: