sexta-feira, dezembro 14, 2007

O Futuro do Kosovo passa por Belgrado

(de Tenerife, Espanha). O prazo chegou ao final e nada foi decidido. A idéia reinante em Bruxelas é no sentido que enxergar a União Européia como um mecanismo facilitador para qualquer tipo de acerto. O tema foi discutido no Conselho de Europeu dos Chefes de Governo durante esta semana.

O Kosovo deve ser independente, esta é a minha posição, ou seja, não é possível que o território volte ao domínio sérvio. Esta também é a opinião de muitos analistas e de alguns chefes de Estado, como Nicolas Sarkozy. O Presidente francês deixou claro sua posição em Bruxelas, quando disse que a independência do Kosovo é inevitável.

Para alcançar isso, a UE acenou com a possibilidade de barganhar com Belgadro um acesso rápido da Sérvia para o clube Europeu. Entretanto, mesmo antes de a oferta ser formalmente realizada, o Ministro sérvio de Relações Exteriores, Vuk Jeremic, disse que iria se opor a qualquer oferta neste sentido.

Acredito que a UE deve estar atenta aos reais oferecimentos dos russos para o governo de Belgrado em contrapartida, o que pode aumentar a barganha, já que Moscou deseja deixar a Sérvia como sua área de sua influência.

Os interesses econômicos são importantes, mas o negociadores devem estar cada vez mais atentos as raízes dos povos em questão, sua história e conexões culturais. Resta saber se Belgrado está mais próxima de Bruxelas ou de Moscou.

Nenhum comentário: