sábado, dezembro 08, 2007

Prodi pede voto de confiança na Itália

(de Málaga, Espanha). O governo de Romano Prodi sempre se equilibra de forma perigosa no poder. Desta vez não foi diferente. O Primeiro-Ministro italiano propõe mudanças substanciais na lei de imigração. O ponto polêmico é a possibilidade de expulsão de cidadãos de outros membros da UE que sejam considerados perigosos pela Itália.

A proposta de Prodi é polêmica, e na minha opinião equivocada. Primeiro porque é populista – uma lei desta calibre não pode basear-se apenas na situação detonada pelos imigrantes romenos. Além do mais expulsar pessoas de seu território não resolve problema algum, apenas pode passar a vaga sensação de que o governo está agindo. O outro motivo é a UE. A lei entra em choque com todos os elementos de integração na qual a União Européia é baseada.

Assim, as medidas foram atacadas tanto pela esquerda como pela direita italiana e Prodi pediu um voto de confiança ao Parlamento. Seu governo somente salvou-se (mais uma vez) da demissão porque os senadores vitalícios novamente salvaram o PM da degola. Foram 160 votos a favor e 158 contra. O processo da confiança foi vencido, mas agora a polêmica lei de imigração vai a votação.

A medida de Prodi pode ser um daqueles elementos que podem levar a deterioração da UE no longo prazo. Se a União deseja continuar a existir, deve se ater aos seus elementos fundamentais e basilares, de outro modo, a engenharia da UE, presente em um continente tão complicado e complexo como o Europeu, estará com os dias contados.

Bruxelas deve ficar com olhos bem abertos e atenta aos movimentos políticos atuais em Roma.

Nenhum comentário: