quinta-feira, fevereiro 18, 2010

Ciro garante Segundo Turno

A pesquisa Ibope consolidou uma idéia já mostrada por outros institutos de pesquisa, ou seja, que a presença de Ciro Gomes na corrida presidencial garante a realização de um segundo turno.

Ciro, que ocupa novamente a TV esta semana, é o elemento que desafia a tese de eleição plebiscitária que deseja Lula. Se seus 11% no Ibope forem sólidos e caracterizarem seu piso, aliados aos 41% de rejeição, ele poderia ser um fator pró-Dilma na campanha eleitoral, pois empurraria o pleito para um segundo turno. De outro lado, o PT tem o receio de Ciro perder a esportiva e atacar Dilma, viabilizando seu nome.

Serra, sem assumir a candidatura ou fazer campanha, permanece no patamar de 36% com Ciro e 41% sem Ciro (o que lhe confere vitória no primeiro turno). Dilma, em plena campanha, rompeu a marca dos 20% (sua intenção de voto pré-decidido) e agora precisa mostrar que tem autonomia de vôo para avançar. Disto dependem os acordos com o PMDB e principalmente os movimentos de Ciro.

Até o momento, mesmo com seus 11%, Ciro é uma peça de fundamental importância na campanha, para o bem ou para o mal do PT. Saberá Lula administrá-lo?

Nenhum comentário: