quarta-feira, janeiro 20, 2010

Vitória épica em Boston

Desde 1930 o partido Democrata domina a política de Massachusetts. No Senado, a presença beirava a unanimidade. John Kerry, que ocupa uma das vagas, tentou chegar inclusive a Presidência em 2004. O outro, Edward Kennedy, ocupou a cadeira por quase 50 anos, falecendo durante o mandato no ano passado.

Assim uma eleição especial foi convocada. O partido Democrata apresentou Martha Coakley, secretária de Justiça de Massachusetts, e os republicanos escalaram para a disputa o advogado Scott Brown. Martha Coakley iniciou a campanha com larga vantagem, mais de 25 pontos de diferença. Scott Brown foi crescendo e depois de mostrar chances reais de vitória, um alerta foi lançado no Partido Democrata. Barack Obama rumou até Boston para evitar a derrota. Não obteve sucesso. Martha Coakley recebeu 47% dos votos e Scott Brown atingiu 52%. O republicano agora ocupará a cadeira que foi de Edward Kennedy por quase meio século.

A derrota democrata em Massachusetts é também uma derrota para Barack Obama, que hoje lidera o partido e envolveu-se pessoalmente na campanha. Além disso,é inconcebível perder no Estado de mais forte tradição democrata nos Estados Unidos e por fim, deixar nas mãos do republicanos a mais emblemática cadeira do Senado americano, ocupada por Ted Kennedy.

Obama, com a perda da cadeira em Massachusetts, perdeu a maioria legislativa no Senado para aprovar sua reforma do sistema de saúde, seu projeto mais importante. E tudo isso acontece exatamente no aniversário de sua posse na Casa Branca. Obama é o presidente com popularidade mais baixa depois de um ano de mandato na história recente norte-americana.

Massachusetts foi apenas uma prévia do que pode acontecer ainda este ano nas mid-terms elections para o Congresso. Obama precisa mostrar serviço em casa.

Nenhum comentário: