segunda-feira, janeiro 18, 2010

Piñera chegou lá

O Chile mostra-se como o mais amadurecido dos países latino-americanos. Isto se deve, antes de tudo, por ser um país com economia aberta, o que proporciona um sistema político oxigenado e plural.

No Chile discute-se idéias. Existem grupos políticos definidos, com visões claras sobre os modelos que podem ser adotados. Mais do que discutir pessoas, na política chilena debate-se sobre projetos de país.

A Concertación, grupo que aglutina os grupos de esquerda no espectro político, governa desde o fim dos tempos de Pinochet e teve um papel importante na transição. Em qualquer momento, entretanto, o grupo ameaçou com a quebra de regras e contratos ou foi seduzido pelo populismo, que no Chile, devido a abertura econômica, não encontraria eco.

A eleição de Piñera traz algo de simbólico na política chilena. Finda a transição, chegou o tempo da alternância democrática e salutar das visões políticas que dirigem o Estado.

O Chile deu uma lição de estabilidade democrática a um continente cercado de políticos e grupos que flertam com idéias e práticas políticas menos nobres.

Nenhum comentário: