terça-feira, setembro 25, 2018

Hora da Verdade

A hora da verdade chegou para Alckmin. Sem mostrar qualquer reação nas pesquisas, começa a ser rifado pelo aliados que acreditaram em seu potencial. O centrão já começou a avaliar a possibilidade de embarcar em outra candidatura que forneça perspectiva de poder.

O tucano fez a aposta errada. Partiu para uma nova batalha usando velhas armas. Enquanto apostou no poder das inserções de rádio e televisão, Bolsonaro, aquele que Alckmin enxergava como adversário, atacava nas redes sociais. Enquanto o PSDB fechou uma ampla aliança com os partidos do centrão, o PSL partiu para a disputa praticamente sozinho. O eleitorado mostrou que havia mudado, tanto na forma de se comunicar, como na forma de ver a política.

O crescimento de Haddad também está relacionado com a estratégia tucana. Ao atacar Bolsonaro, Alckmin abriu espaço para Haddad receber o apoio de Lula sem interferências ou ataques. Além disso, pode partir para uma campanha propositiva, que resgatasse a militância petista e impulsionasse seu nome para o segundo turno. Teve pista livre. Ultrapassou Alckmin e se isolou no segundo lugar. Com a estratégia errada, o ex-Governador de São Paulo transformou-se em linha auxiliar do petismo.

Os tucanos ainda acreditam que existirá um movimento de centro que impulsione seu nome para a reta final. Usam o exemplo de Aécio de 2014. Mas nada está mais distante daquela campanha do que a realidade que vivemos este ano. Os aliados de ocasião, que possuem um calibrado faro político, já enxergaram o fim da linha. O PSDB, perto das benesses oficiais e longe do pulsar das ruas, perdeu seu discurso e com isso a eleição.

Alckmin, que chegou ao segundo turno em 2006 embalado por 41,6% do eleitorado, sequer deve chegar aos 10% em 2018. O centrão, arrependido de não ter embarcado na candidatura de Ciro, já pensa no segundo turno. A hora da verdade chegou para os tucanos. Depois do pior resultado desde a fundação do partido, será um momento de reflexão, mudanças e renovação. O PSDB precisa mudar

Nenhum comentário: