sexta-feira, outubro 12, 2018

Bolsonaro dispara em Minas

Se depender de Minas Gerais, o próximo Presidente será Bolsonaro. Depois de chegar no primeiro turno em terras mineiras com 48% dos votos contra 27% de Haddad, nas projeções atuais aparece com praticamente 70% contra 30% do petista.

Minas Gerais pode ser o fiel da balança e decidir as eleições, mas vai sempre além disso, pois é um termômetro que consegue medir com exatidão o que acontece no Brasil. As características do estado reproduzem de forma fiel o país, portanto, ao testar um candidato no estado, podemos ter uma ideia aproximada do que está acontecendo no quadro geral.

Nacionalmente, no primeiro turno, Bolsonaro obteve cerca de 46% e Haddad 29%, muito próximo dos números que obtiveram em terras mineiras. Tudo indica que a vantagem elástica que abriu no estado nas sondagens atuais, seja confirmada no quadro nacional e sua vitória seja mais contundente do que tem sido projetada.

Mesmo assim, algumas sondagens de cunho nacional trazem outro cenário, que apesar de confortável, é considerado mais apertado, o que fornece esperanças para o petismo. O sentimento geral, entretanto, inclusive pela escolha do novo Congresso, é de uma linha ascendente da direita, enquanto a esquerda segue na direção descendente. Em Minas, onde o PT ficou fora do segundo turno, Haddad segue sem palanque, visto que a maioria dos eleitores de Zema e Anastasia tendem a votar com o capitão.

A única saída para o petista é partir para o ataque e tentar atingir Bolsonaro, como tem feito. Do outro lado, a defesa também corre pela raia do contra-ataque. Será assim até o final, uma vez que o segundo turno é mais uma disputa entre as rejeições do que baseada em proposições.

Minas Gerais, assim como Ohio nas eleições americanas, deve servir de termômetro para o que deve acontecer no Brasil. Portando, se você deseja se adiantar sobre o que vem por aí neste segundo turno, fique atento a tendência do eleitor mineiro. Até o momento, o estado projeta uma vitória contundente de Bolsonaro.

Nenhum comentário: