quarta-feira, outubro 03, 2018

Efeito Manada

Na medida que a eleição se aproxima, a disputa se torna mais acirrada. O quadro eleitoral está praticamente definido com chances pequenas de alterações significativas. Entretanto, a estratégia do PT, de apostar na ideia de polarização pode estar começando a trabalhar contra o partido. Na medida que a campanha se acirra, o voto útil começa a se deslocar.

Fato é que os últimos dias da eleição estão sendo pautados pelo antipetismo. Uma péssima notícia para Haddad, pois é um movimento que ajuda Bolsonaro em sua tentativa de ganhar ainda no primeiro turno. Tudo indica que o petismo exagerou na dose da polarização, certos de que no segundo turno conseguiriam vencer com facilidade. Veio a tentação da soberba, que pode acabar sendo fatal.

As declarações de José Dirceu fugiram da estratégia correta. Ao dizer que o partido tomaria o poder, potencializou a mobilização antipetista e fez com que mais eleitores se deslocassem do conforto de seus candidatos para o voto útil. O mesmo ocorreu na mobilização anti-Bolsonaro no último final de semana. O movimento #Elenão acabou por gerar um efeito reverso, uma vez que diante da polarização, o #Elenão acabou se tornando um #Elesim para Haddad. Mais uma vez isto ajudou o deslocamento do voto útil para o capitão.

A consolidação na liderança e a chance real de vitória fez com que começasse um movimento de adesão a sua candidatura. Nos debates de ontem para os governos estaduais, diversos candidatos aproveitaram a chance para desembarcar em público da campanha de Alckmin e declarar apoio a Bolsonaro. Tudo isso no mesmo dia que a FPA - Frente Parlamentar Agropecuária, que congrega 210 deputados e 26 senadores de 18 partidos diferentes embarcou na campanha do capitão declarando seu apoio.

Por fim, Ibope e Datafolha, ao corrigir seus números para perto da realidade, impulsionaram um efeito manada na direção de Bolsonaro. Se o ritmo continuar, existe chance real desta eleição terminar no primeiro turno. Projeções indicam que faltariam 7 milhões de votos (ou 4,8%) para uma vitória já no próximo domingo.

Nenhum comentário: