sexta-feira, outubro 26, 2018

Reação Conservadora

Muitos se perguntam de onde saiu Jair Bolsonaro e a força que demonstrou possuir nesta eleição. A resposta é simples. Bolsonaro representa uma reação ao politicamente correto e a tomada das instituições pelas chamadas forças progressistas de esquerda. O candidato do PSL encarnou melhor do que ninguém as insatisfações daqueles que foram deixados para trás pelo domínio da agenda pelo viés progressista.

As políticas de esquerda, seja de cunho social democrata, como nos anos Fernando Henrique, seja da vertente sindical, nos anos Lula e Dilma, privilegiaram um resgate de uma agenda pautada por grupos específicos, que aos poucos dominaram o discurso político e as instituições. Uma visão de pensamento único que excluiu do debate liberais e conservadores, que foram colocados a margem do processo.

A Constituição de 1988 é uma das responsáveis por este processo, por fornecer enormes obrigações ao Estado e direitos difusos. Nada mais normal depois de um período autoritário, mas a fadiga desta visão de mundo também chegaria e resolveu começar a aparecer nas manifestações de 2013. Vivemos apenas o ápice deste movimento.

Por certo outro nome poderia ter capturado a vontade intrínseca do eleitorado por uma mudança de fundo no panorama político, entretanto, Bolsonaro foi aquele que se apresentou sem medo de enfrentar o lugar comum e o discurso progressista atual. Nenhum outro candidato se expôs como Bolsonaro, certamente diante do receio de não serem bem aceitos. Fato é que aquele que enfrentou abertamente o discurso progressista, conseguiu aderência nos tecidos da sociedade.

O capitão, que provavelmente se converterá em Presidente da República, lidera um processo de reação conservadora ao discurso dominante nas últimas décadas. Se conseguirá deslocar o eixo da narrativa construída por muito tempo pela esquerda, é uma incógnita, mas finalmente o eleitorado conservador encontrou um candidato para chamar de seu. A coragem em assumir estas bandeiras e lutar por elas é o grande feito de Bolsonaro. Um feito que provavelmente levará o capitão ao Planalto.

Nenhum comentário: