domingo, novembro 04, 2007

Reis espanhóis visitam Ceuta e Melilla

De Madrid, Espanha. D. Juan Carlos I e a Rainha Sofia visitarão as cidades de Ceuta e Melilla no decorrer desta semana. É uma viagem emblemática que mexe com os brios dos marroquinos e suas relações com a Espanha.

As duas cidades, encravadas no limite da África são um entre os vários pontos de discórdia que existem entre Espanha e Marrocos. A visita do Chefe de Estado espanhol tem um significado forte.

As primeiras retaliações já iniciaram com o retorno temporário a Rabat do Embaixador marroquino em Madrid. O governo enxerga a visita como uma afronta. Não deveria, afinal de contas as duas cidades fazem parte da Espanha e inclusive contam com deputados no Congresso.

Ceuta tem raízes ibéricas desde 1415 quando foi conquista por Portugal e desde 1668 faz parte formalmente da Espanha. Melilla depende da Coroa de Castilha desde 1497 e teve suas fronteiras com o Marrocos definidas pelo Tratado de Wad-Ras em 1860.

Mas a polêmica está posta e certamente ocupará o espaço político desta semana na Espanha. Valerá a pena acompanhar as repercussões, afinal, apesar de D. Juan Carlos ter visitado as cidades em 1970, este ainda não era Rei. O último monarca espanhol a visitar Ceuta e Melilla foi Afonso XIII em 1927.

Nenhum comentário: