quarta-feira, março 05, 2008

Ainda sobre os Democratas

No mapa político americano, a maioria dos estados possui uma tendência natural a votar com o Partido Republicano ou com o Partido Democrata. Por exemplo, Vermont, Califórnia, Massachussetts, entre outros, são de forte tendência Democrata. Já, Texas, Kansas, Arizona, entre outros, acabam quase sempre na conta dos Republicanos.

Outros estados são o que chamamos de "swinging states", ou seja, por vezes acompanham um ou outro partido, muitas vezes decidindo os rumos de uma eleição presidencial. Foi assim na Flórida em 2000 e no estado de Ohio em 2004.

Por isso a vitória de Hillary em Ohio tem um significado especial. Vencer por ali é importante. Ela também venceu na Flórida, mas perdeu em Wisconsin, ambos estados que variam de acordo com os ventos políticos. Falta, do bloco dos indecisos, a Pennsylvania. Se ela vencer por ali, como mostram as pesquisas, ela pode agregar mais um argumento em seu favor, o de que venceu primárias diputadas nos estados que importam, portanto, sendo capaz de entregar aos democratas exatamente aqueles que fazem toda a diferença.

Apesar de ainda acreditar que dificilmente Obama perde a indicação, Hillary continua no páreo e não está ali somente para marcar presença.

Nenhum comentário: