terça-feira, fevereiro 11, 2014

A Batalha pelo Senado

Os republicanos possuem a maioria na Câmara. Devem manter esta vantagem, podendo inclusive ser ampliada. Mas a grande batalha que se avizinha é pelo controle do Senado. Esta briga é mais importante do que se imagina. Na política americana, muitas vezes é mais importante possuir a maioria no Congresso do que a Casa Branca, pois a dinâmica da política por aqui é determinada pelo parlamento.

Se os republicanos alcançarem a maiora no Senado, Obama pode dar adeus a qualquer iniciativa ou projeto que tenha em mente para seus dois últimos anos na avenida Pennsylvania. O massacre sobre o governo democrata será brutal e certamente o GOP colocará a administração democrata para dançar conforme a sua música. Com um executivo enfraquecido e sem maioria parlamentar, o partido de Obama sai em desvantagem na eleição presidencial.

Esta é a importância das eleições para o Congresso que teremos este ano por aqui. Ela pode influir na dinâmica da política americana, influenciando inclusive a sucessão presidencial. Logo, os republicanos, de olho na Casa Branca em 2016, sabem que precisam mostrar musculatura em 2014. O jogo da sucessão já começou e o primeiro movimento será ainda este ano.

Cientes disso, os republicanos montaram uma máquina nacional de fazer política que está em funcionamento por todo o país. Onde não havia trabalho no passado, hoje vemos equipes de cinco a dez pessoas espalhadas pelos Estados Unidos em cada distrito em plena atividade, seja no mapeamento,  como na análise de pesquisas e treinamento de candidatos. Os republicanos montaram uma estrutura profissional para vencer.

No aspecto da macropolítica, o partido precisa tomar uma decisão. Vencer com os candidatos mais fortes, mesmo que mais moderados, ou perder com a autenticidade dos mais mais conservadores. Segundo a direção do partido hoje, a primeira opção é a mais segura e será a escolhida, mesmo enfrentando resistências.

Manter a Câmara. Tomar o Senado. Paralisar os democratas. Estes são os primeiros passos dos republicanos em direção ao Salão Oval.

Nenhum comentário: