terça-feira, agosto 21, 2018

Ajuda Tucana

PSDB e PT são dois partidos de esquerda que, apesar de duelarem no Brasil, possuem traços ideológicos alinhados em muitos pontos. A social democracia intelectual e a esquerda operária caminham juntos em muitos países, especialmente na Europa. Este fenômeno é uma realidade na Espanha, com o PSOE, na Alemanha, com o SPD e até no Reino Unido, com o Partido Trabalhista.

Assim, foi diante desta lógica que o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu uma união entre tucanos e petistas em um eventual segundo turno contra a direita representada por Bolsonaro. Seria a união das esquerdas contra a direita, reposicionando o tabuleiro político brasileiro, que desde a redemocratização vive diferentes tons de um mesmo espectro ideológico. 

Haddad inclusive é amigo de Fernando Henrique. Possui estampa e jeito de tucano. Seria talvez até um candidato mais peesedebista que o próprio Alckmin, rejeitado pela intelectualidade do seu próprio partido (incluindo o ex-Presidente FHC). Assim, seria com enorme naturalidade que em caso de segundo turno entre Haddad e Bolsonaro, o PSDB se colocasse ao lado do PT para evitar a ascensão da direita. 

Entretanto, as opiniões pessoais de Fernando Henrique estão desalinhadas com a estratégia política eleitoral do candidato tucano. Não é a primeira vez que FHC coloca Alckmin em uma situação constrangedora. Diante do cenário político em que o ex-Governador de São Paulo surge com números pífios, o comentário do ex-Presidente ajuda a plantar ainda mais desconfiança no ninho tucano. Se Alckmin não decolar, em breve começará a ser abandonado pelos aliados e rifado pelos colegas de partido. FHC até já apontou o caminho. 

Desacreditando Alckmin de forma velada, como já fez mais de uma vez, FHC contribui para uma configuração de segundo turno sem o PSDB, mas onde seu partido e o petismo poderiam dar as as mãos e concretizar uma união política de duas esquerdas de cortes diferentes. Algo que ajuda a esboçar os caminhos do realinhamento político que o quadro partidário brasileiro pode conhecer muito em breve. 

Nenhum comentário: