sexta-feira, agosto 17, 2018

Candidato de Temer

Em entrevista, Temer assumiu Alckmin como candidato do governo, causando enorme embaraço ao ex-Governador de São Paulo. "Os partidos que deram sustentação ao meu governo estão com ele, inclusive o PSDB", disse o Presidente. O tucano não poderia estar diante de maior saia justa, afinal a impopularidade que permeia este governo é a maior da história, podendo gerar reflexos danosos em sua campanha. 

Alckmin não deixa de ser o principal culpado deste estado de coisas. Negociou e comemorou a chegada da base fisiológica de Temer em seu palanque. Recebeu de braços abertos apoios de líderes e presidentes de partidos envolvidos em denúncias de corrupção, que vão do Mensalão ao Petrolão. O candidato cercou-se do que se convencionou chamar de velha política para ter mais tempo de propaganda no rádio e televisão. Se a estratégia vai funcionar, é outra história. 

Enquanto muitos acreditam que Alckmin fez o movimento correto, pois está trabalhando dentro da cartilha tradicional da política brasileira, aquela que gerou resultados nas última eleições, outros são mais céticos. Vivemos um período de mudança, em que o eleitor rejeita as velhas práticas políticas e busca novos modelos e atores. Velhas estratégias talvez não caibam em novos tempos, especialmente em um pleito marcado pelo ímpeto de renovação e o desejo de uma nova política. 

Assim, a ligação com Temer pode ser fatal. O Presidente se tornou figura radioativa e até mesmo Henrique Meirelles, candidato do MDB, tem procurado se afastar do recente chefe. Meirelles tenta aproximar sua imagem do governo Lula, quando era Presidente do Banco Central, e o Brasil vivia uma sensação de otimismo generalizada. 

Quando Temer diz que seu governo teria continuidade se Alckmin vencer, "pois os atores são os mesmos", o Presidente dá um passo em falso e prejudica o candidato que representa o consórcio que o levou ao poder e ajuda a governar. Com os amigos que arranjou, o tucano não precisa de inimigos. Encarnando a velha política e apoiado pelos suspeitos de sempre, Alckmin se descola cada vez mais da órbita do bom senso eleitoral.

Nenhum comentário: