quinta-feira, novembro 15, 2018

Lula em Transe

Tudo indica que o ex-Presidente Lula ainda vive em uma realidade paralela onde exerce influência sobre a política nacional e os destinos da nação. Isto ficou evidente em seu depoimento em Curitiba na data de ontem. Impulsionado pela soberba, afrontou a juíza do caso e tentou mais uma vez intimidar os procuradores. Foi enquadrado, assim como seus advogados, que alegando cerceamento de defesa, diziam que Lula poderia falar o que desejasse. Em uma audiência criminal existem regras e Lula estava tentando mais uma vez usar o momento para falar ao país, algo que não é permitido pelas leis processuais.

O PT sofreu sua mais amarga derrota desde 1989, quando Lula perdeu a eleição presidencial para Fernando Collor. Perder faz parte do jogo, mas perder para um antagonista, alguém com uma visão de mundo e valores completamente diferente das suas, é uma outra história. A derrota para Bolsonaro fez o insucesso ser mais amargo e fez Lula, antes um baluarte da estratégia política, perder o encanto, pois demonstrou não conhecer a configuração política do jogo eleitoral.

Fora da política, preso, com seu partido derrotado nas eleições, o ex-Presidente não possui muitas alternativas. Tudo indica que Bolsonaro inicia um governo que irá rever muitas políticas e programas petistas, que serviam de sustentáculo do partido no poder. Mais do que isso, ao cortar linhas de financiamento de movimentos sociais que funcionam como linha auxiliar do petismo, o novo governo pode estar colocando fim ao exército de militantes que Lula imagina controlar.

A audiência em Curitiba mostra o ocaso de um político. Derrotado nos tribunais e nas urnas, Lula é somente uma sombra do líder sindical e político que mobilizava apoiadores e eleitores. Hoje, em transe, de uma cela no Paraná, prestes a sofrer uma segunda condenação, enxerga o desmoronamento de sua força política. Quando falta razão, sobra soberba.

Nenhum comentário: