sexta-feira, outubro 05, 2007

Brown pensa em seu futuro político

Este final de semana será importante para Gordon Brown. Ele deve decidir se antecipará ou não as eleições no Reino Unido.

Brown está tentado a fazê-lo, o que na minha opinião é um erro político. A legislatura está praticamente na metade, ou seja, Brown tem pela frente pelo menos mais um ano e meio a dois anos de governo. Há muito que fazer se deseja realmente implementar sua agenda.

Mas a tentação vem do timing. Os números são, digamos, simpáticos para o Primeiro-Ministro, mas deve-se obeservá-los com cuidado. Apesar dos inúmeros acertos de Mr. Brown e dos erros de Mr. Cameron, o risco de os tories vencerem, mesmo que por uma pequena margem são reais. Além disto Brown nunca sofreu o teste das urnas na condução do trabalhistas. Seria sua primeira vez.

Mas vejamos. Se Brown sai derrotado, sua biografia política está enterrada. Passará para a história como o PM que chegou a Downing Street pelos votos de Blair e saiu derrotado pelos conservadores. Seria o homem que teria dado um fim ao período do "New Labour" do carismático Tony Blair.

Do outro lado, uma vitória forneceria uns poucos anos a mais em Downing Street e sua afirmação como um líder e um PM que venceu nas urnas.

Dizem por aqui na Europa que seus assessores mais próximos estão muito entusiasmados com os números e que Brown estaria sob a influência deste grupo. Apesar do ufanismo destes, é bom lembrar que a diferença entre tories e trabalhistas caiu para dois pontos e alguns institutos apontam um empate.

O risco é grande. Brown deveria aproveitar o tempo para governar, algo que tem feito muito bem e retirar da pauta do encontro com a Rainha semana que vem a ingenuidade de antecipação das eleições. Se precisar de um bom conselheiro político, é melhor ligar para Tony Blair.

Nenhum comentário: