quarta-feira, outubro 10, 2007

Sarkozy, Putin e a habilidade política internacional

De Calais, França. Foi um encontro entre dois pesos-pesados da política internacional. O encontro entre Nicolas Sarkozy e Vladimir Putin em Moscou mostra, de forma clara, as duas principais lideranças européias do momento, uma do leste, outra do oeste.

Também é o encontro de duas nações que tem poder real em relação ao Irã e suas perigosas intenções nucleares. Ao fim Sarkozy disse que Putin fez um movimento importante em prol dos esforços ocidentais com o objetivo de dissuadir o regime dos aiatolás em construir armas nucleares. O que realmente Putin fará não ficou claro, mas Sarkozy estava especialmente feliz.

"Super Sarko", como é chamado por aqui, chegou a Moscou depois de receber vários líderes do Leste Europeu em Paris, como autoridades da Ucrânia, Polônia e República Tcheca. Antes de chegar a Rússia, esteve na Bulgária, Polônia e Hungria, país de nascimento de seu pai. Todos esses são países que um dia estiveram sob influência da Rússia, durante o regime socialista. Hoje, todos realizam fortes movimentos em relação ao ocidente, inclusive com a entrada na UE.

A França, que certamente tem interesses comerciais nesses países, pode atropelar os investimentos austríacos na região, que por enquanto se divertem sem concorrência real nos países do Leste. A farra austríaca felizmente pode estar com os dias contados.

Mas voltando a Putin e Sarkozy. O mais curioso foi enxergar um encontro visto com muito ceticismo, ser encerrado com tal entusiasmo. Considerando que temos Putin e Sarkozy como atores deste cenário e que ali não existem ingênuos, mas políticos altamente hábeis, a única conclusão é que muito mais foi discutido dentro das portas do Kremlim e talvez alguns importantes acordos possam ter sido selados.

Nenhum comentário: