segunda-feira, outubro 01, 2007

Vitória laranja em Kiev

Confesso que não esperava uma recuperação política de Yuliya Tymoshenko como ficou provada neste domingo. Os números ainda não são exatos, mas são claros. Os donos da Revolução Laranja pró-Ocidental que movimentou a Ucrânia receberam mais uma chance dos eleitores.

A Ucrânia estava dividida. Desde o rompimento do bloco laranja, Viktor Yanukovych, o derrotado nas Presidenciais de 2004, havia retornado triunfalmente ao poder como Primeiro-Ministro. Isto rachou o país uma vez mais: de um lado o PM Yanukovych, pró-Rússia, do outro, o Presidente Yushchenko, pró-Ocidente. A Ucrânia estava estagnada politicamente, refém de um agenda antagônica, de rivais políticos que dividiam o poder. A saída seria uma eleição para reagrupar as forças no Parlamento. O sistema parlamentarista felizmente possui essas variações que ajudam a preservar a democracia.

Estas eleições poderiam gerar dois cenários. No caso de vitória de Yanukovych seria o início do fim do período laranja, já que o nome do PM sairia fortelecido para disputar a Presidência. A Ucrânia, nesta caso, penderia mais para Moscou. Já no caso de vitória de Yuliya Tymoshenko, como foi o que ocorreu, o Presidente Yushchenko sai fortalecido e o governo de Kiev tenderá mais para Bruxelas e Washington.

Apesar da aliança vitoriosa ser laranja, tudo indica que o partido mais votado será o de Yanukovych. Existe um equilíbrio de forças delicado a ser negociado.

Caberá a bela e esperta Yuliya Tymoshenko e ao Presidente Yushchenko obter uma convivência pacífica que resulte nas reformas necessárias para modernização e abertura da Ucrânia, que já cresce mais de 7% ao ano. Se a aliança laranja vacilar uma vez mais como no passado, Yanukovych surgirá com mais força. Por enquanto, Yuliya deve ser confirmada como a nova PM mais uma vez.

Yuliya e Viktor, donos de um casamento político tenso e regado a interesses econômicos, tem uma segunda chance para selar um belo futuro para um país espetacular e com enorme potencial.

Nenhum comentário: