segunda-feira, outubro 22, 2007

A Consagração de Räikkönen

De Sofia, Búlgaria. A vitória de Kimi Räikkönen e sua consagração como Campeão do Mundo de Fórmula 1 tem um sabor especial. Enquanto toda mídia estava focada no embate entre Alonso e Hamilton, Kimi soube fazer seu trabalho sem erros e chegar ao objetivo maior.

O resultado tem vencedores e vencidos. Alonso foi um pouco dos dois. Explico. Não levou o título, mas também ficou muito feliz por ter contribuido para que a McLaren, seu time, se desse mal. Se o seu triunfo se tornou impossível, nada melhor do que estragar qualquer possibilidade do time de Woking sair vencedor. Alonso teve um carro confiável toda temporada (não quebrou sequer uma vez), ao contrário de Hamilton (o carro falhou no momento crucial). Por vontade própria o espanhol já estaria fora da McLaren, entretanto possui um contrato assinado com a equipe e uma enorme multa a ser paga para sair de lá. Do lado da equipe, não vale a pena manter Alonso. Ele é manhoso, chato, arrogante e chorão. Precisa de atenção exclusiva e todos esforços da equipe para ele. Isto não ocorrerá na McLaren, que possui outro talentoso piloto, Hamilton. O espanhol sabotou o quanto pode a equipe, denunciando a McLaren para a FIA depois de se beneficiar dos dados sigilosos da Ferrari. Sua permanência na equipe é um risco desnecessário que o time teria no próximo ano. Alonso, para o bem da equipe, deve sair. Se ficar, causará danos. Virou um estranho no ninho da McLaren. Flavio Briatore, da Renault, deseja Alonso no seu time, e para isso tenta que a empresa espanhola Telefônica assine com sua equipe e banque Alonso e a multa da McLaren. Agora entende-se porque o espanhol anda alfinetando tanto a McLaren com o fim do campeonato. Quer se livrar da multa.

Hamilton foi vencido pela juventude, o carro e os erros da equipe. Faltou certamente maturidade de correr pelo campeonato e arriscar menos no começo da prova. Seu carro apresentou problemas. Aliando isto a três paradas no box (uma a mais do que os concorrentes) fez com que seu destino estivesse selado. Ao contrário de Alonso, que não foi traído sequer uma vez pelo carro, Hamilton padeceu com erros de estratégia da McLaren, como no Brasil e na China, além de um pneu estourado há poucos GP's, que lhe custou valiosos pontos que acabaram por tirar o campeonato de suas mãos. Seu erro, no momento final foi a falta de maturidade. Mas repito o que já disse aqui. Ali está um homem de caráter, honesto, confiável. Um excepcional piloto que certamente será um grande Campeão.

Massa é um dos grandes nomes da Fórmula 1 e foi uma pena não estar disputando o título. Ao contrário dos outros pilotos, Massa não teve um carro confiável durante o ano. Vi pessoalmente seu carro se arrastar pelos últimos lugares no circuito de Hungaroring enquanto Räikkönen estava entre os primeiros. Seu abandono na Itália foi lamentável. Se tivesse um carro que não tivesse o traído pelo menos nessas duas vezes, teria chegado vivo para disputar o título no Brasil. Então a história seria outra. Massa, ao contrário do que foi dito, não foi o segundo piloto e trabalhou pelo time da mesma forma que Kimi faria em situação oposta.

Räikkönen foi o grande campeão. Fez valer seu apelido de Iceman. Teve tranquilidade e a sorte esteve ao seu lado quando precisou. Fez um campeonato na sombra das McLaren para assumir a ponta somente na última corrida, ou seja, somente quando precisava. O introspectivo e festeiro Kimi mereceu o título pelo seu trabalho, obstinação e paciência. Esperava o título há pelo menos 4 anos. A Ferrari, ao contrário da McLaren (em razão de Alonso) foi um verdadeiro time e isso levou Kimi ao título. O menos badalado e menos visado dos três chegou na frente. Gosto disso.

Foi um grande campeonato e fiquei muito feliz por Kimi. Feliz também pelo título não parar nas mãos sujas de Alonso, que não mostrou estatura moral para ser campeão. Podia ser Massa, podia ser Lewis, mas estes dois grandes pilotos terão muitas oportunidades no próximo ano. Parabéns ao competente Kimi Räikkönen. Além de tudo, para vencer é preciso ter estrela e os Deuses do automobilismo certamete estavam ao seu lado. Finalmente a Fórmula 1 voltou aos bons velhos tempos.

Nenhum comentário: