quarta-feira, abril 21, 2010

50 anos de Brasília

É impossível falar de política sem falar de Brasília. É impossível viver a política sem viver Brasília e neste aniversário de 50 anos, nada mais natural do que falarmos de nossa capital.

A cidade é algo do qual muitos falam, mas poucos conhecem. Contestada por muitos, Brasília é muito mais do que um centro nervoso do poder. Com seus traços modernos e arrojados, transformou-se em referência urbanística internacional. Colecionou ao longo do tempo imigrantes, pessoas acima de tudo corajosas, que levaram para a cidade sua cultura junto com seus sonhos.

Críticas existem. Dizem que deixou o mundo político fora do alcance do povo e sua arquitetura tem claros traços de uma cidade socialista. A capital, contudo, também soube se reinventar. Foi palco de protestos e de acordo com as demandas de mercado soube adequar tendências ideológicas de sua arquitetura a soluções inovadoras e inteligentes.

Brasília é hoje muito maior do que se imaginava. Contrariou aqueles que teimavam em não acreditar no projeto do visionário JK, de erguer uma nova capital no interior. A cidade aproximou o Brasil, no sentido de relacionar culturas e mostrar, neste mosaico, a verdadeira cara de nosso País.

Apesar de não ter nascido em Brasília, sou uma daquelas pessoas que, mesmo sendo crítico, acabou se rendendo a tudo que a cidade representa. Minha história desde muito tempo, assim como as de diversas outras que chegaram ao Planalto Central, confunde-se com cada parte de uma cidade que tornou-se também nosso lar.

Idealizada, criada e erguida pelo homem, Brasília é uma das mais belas cidades do mundo, portanto uma jóia rara da arquitetura e do urbanismo, um local de uma beleza única no planeta, algo que devemos nos orgulhar. Por isso cabe a cada um de nós, brasilienses ou não, preservá-la, seja por meio de nosso voto ou nossas ações. Afinal de contas, Brasília é um pouco de cada um nós.

Um comentário:

Juarez Júnior disse...

Como sempre, mais um brilhante texto escrito pelas mãos de um professor fascinante e um profissional exemplar. Obrigado por suas ricas palavras. Obrigado por sua perspicácia e sensibilidade. Obrigado por fazer parte da minha história nas Relações Internacionais. Um grande abraço. Juarez Júnior