quarta-feira, abril 28, 2010

Microfone derruba Brown

Tudo leva a crer que Gordon Brown está com os dias contados em Downing Street. Em meio a uma eleição difícil ele pode ter selado seu futuro em um erro básico.

Brown fazia campanha em Rochdale. Interpelado por uma eleitora, gentilmente respondeu seus questionamentos. Depois, de volta ao carro, disparou: "Aquilo foi um desastre, eles nunca deveriam ter me colocado com aquela mulher. De quem foi esta ideia? Foi ridículo...ela era só um tipo de mulher intolerante que disse que costumava (votar para) os Trabalhistas. Quer dizer, foi ridículo". O microfone que Brown carregava, não é preciso dizer, estava ligado.

Um desastre político que praticamente leva sua campanha ao fim, as vésperas do debate final. De nada adiantaram os pedidos de desculpas na rádio e na casa da eleitora, para onde se dirigiu depois. O estrago já estava feito.

Depois do episódio, o Labour deve chegar mesmo em terceiro nas eleições, mas entende-se que fará um bom número de deputados mesmo assim. Em caso de vitória de Clegg, sabe-se que Brown, na composição, ficará de fora.

Mas a balança tende, pouco a pouco, para os Tories (4-8 pontos de vantagem), que dependendo da margem de vitória, podem ter dificuldade em formar um governo.

Por tudo isso, o debate de amanhã é imperdível e pode definir a eleição. Entretanto, todos os cenários apontam o fim do governo Brown.

Nenhum comentário: