quarta-feira, abril 14, 2010

Le Pen sairá de cena

No último domingo, Jean Marie Le Pen anunciou que, em janeiro de 2011, a Frente Nacional deve escolher um novo líder. Não deixa de ser emblemático que em um período de renascimento dos nacionalismos e regionalismos europeus,o principal líder nacionalista francês decida sair de cena.

O Le Figaro pontuou que ele não deve se apresentar nas próximas eleições. A Frente Nacional deverá ser liderada por sua filha, Marine Le Pen, ou pelo antigo colega de partido, Bruno Gollnisch.

A força eleitoral da Frente Nacional francesa não pode ser desprezada, especialmente no atual período por que passa a Europa. Partidos nacionalistas tem angariado votos por todo o continente e já são parte de um grupo político nada desprezível em nível europeu. Tanto Marine Le Pen, quanto Bruno Gollnisch são eurodeputados.

De qualquer forma, a escolha do sucessor de Le Pen, que já chegou ao segundo turno nas eleições presidenciais, é muito importante para seu grupo. Sua personalidade excêntrica carrega muito do apelo da Frente Nacional. Somente um novo líder, de dimensões similares, poderá continuar o trabalho de Le Pen. Com a palavras os filiados, que devem escolher o sucessor em 2011.

Um comentário:

Roberto disse...

Márcio,
Gostei muito dos seus comentários: Diretos,precisos e sem rodeios.