sexta-feira, abril 16, 2010

Reviravolta em Londres

Enquanto as cinzas vindas da Islândia fechavam o espaço aéreo do Reino Unido, os líderes dos três principais partidos britânicos travavam uma disputa memorável em um debate visto por mais de 10 milhões de pessoas no país. Há tempos uma eleição não mobilizava tanto o eleitorado.

A surpresa do debate foi Nick Clegg do Liberal Democrats. Se seu partido já vinha subindo pouco a pouco nas pesquisas, sua performance fez com que uma eleição polarizada entre Gordon Brown e David Cameron tomasse novos ares e considerasse de forma real uma terceira-via.

Nick Clegg tansitou com tranquilidade entre o embate de Brown e Cameron e assim conquistou uma importante parte do eleitorado. Seu partido tira votos dos Conservadores e dos Trabalhistas, além de mobilizar uma parte do eleitorado já desacreditado com a política. Clegg e os Liberal Democrats não poderiam esperar uma onda e um momento tão favorável em um timing melhor do que este.

Nick Clegg foi considerado o vencedor do debate por 51% do eleitorado, seguido de Cameron com 28% e Brown com 19%.

O impacto do resultado do debate mexeu profundamente com o quadro eleitoral. Antes, o cenário previa 37% para os Conservadores, 31% para os Trabalhistas e 22% para os Liberal Democrats. A primeira sondagem após o debate mostra que além de deixar os Trabalhistas para trás, Nick Clegg e seu partido encostaram nos Conservadores. Os Tories aparecem com 33%, Liberal Democrats com 30% e Trabalhistas com 28%.

Se antes Nick Cregg aparecia somente como figurante no cenário eleitoral e depois como a força que daria governabilidade ao vencedor, impondo sua agenda, agora aparece com chances reais de vencer. O Reino Unido, divido em três correntes políticas, caminha certamente para um governo de coalizão, resta saber entre quais partidos.

Nenhum comentário: