sexta-feira, maio 18, 2007

O Novo Gabinete Francês

Hoje o novo Primeiro-Ministro francês, François Fillon, anunciou os titulares das pastas do novo governo francês sob orientação do Presidente Nicolas Sarkozy.

Conforme já tinha adiantado aqui neste Blog, houve realmente a inclusão de sociaistas e centristas na nova formação. Como também havia adiantado aqui, Sarkozy optou diminuir o número de ministérios pela metade. Serão 15.

O primeiro nome socialista é Bernard Kouchner, de 67 anos, fundador da organização "Médicos Sem Fronteiras", que assumirá a pasta de Relações Exteriores. Eric Besson, que era o responsável pela área econômica do partido Socialista e que rompeu com estes para apoiar Sarkozy será o novo titular da pasta de Perspectiva e Avaliação de Políticas Públicas.

O centrista Hervé Morin, que não apoiou Bayrou, mas Sarkozy, nos dois turnos, ficará com a Defesa.

Alain Juppé, de 61 anos, que já foi Primeiro-Ministro de Chirac, será um dos homens fortes do governo e ficará com o cargo de Ministro de Ecologia, Desenvolvimento e Planejamento Sustentável.

O antigo ministro de Emprego e Coesão Social, Jean-Louis Borloo, irá para o reestruturado Ministério da Economía, Finanças e Emprego. Ele será outro homem chave do governo.

A antiga ministra da Defesa, Michèle Alliot-Marie, assumirá a poderosa pasta do Interior, que já foi de Sarkozy.

E Rachida Dati, de 41 anos, descendente de imigrantes marroquinos, é a nova ministra da Justiça. Nada mal para Sarkozy, sempre acusado de mão pesada contra os imigrantes. Vale lembrar que sua mão pesada sempre foi somente contra os imigrantes ilegais e aqueles que insistem em imigrar para a França e não se adaptar a cultura do novo país escolhido para viver.

Um governo plural, reduzido, experiente. Tem tudo para ser eficiente. Como disse ontem, Sarkozy e Fillon começam muito bem.

A primeira reunião do Conselho de Ministros será hoje.

Nenhum comentário: