quarta-feira, maio 23, 2007

Sabedoria Popular

Hoje estive conversando com uma das grandes analistas de pesquisas da Espanha. Paz Álvarez Sánchez-Arjona esclareceu muitos pontos importantes para nós, analistas políticos, especialmente quando lemos pesquisas qualitativas e quantitativas. Conversar com ela é sempre uma aula.

Falamos entre outras coisas dos Focus Groups e da sensibilidade que muitos políticos perdem quando chegam ao poder. Alguns, ao contrário, seguem ouvindo as pessoas, como taxistas, conversas de metrô, conversas com o barbeiro, rodas nas esquinas, coisas típicas de Madrid, por exemplo, que ajudam mais do que se imagina em pontos importantes de programas eleitorais.

E na volta, quando estava em um taxi, como sempre, puxei uma divertida conversa com o motorista. Existe um folclore em Madrid. Dizem quem todos taxistas votam pelo PP e torcem pelo Atlético de Madrid. Este quebrou a regra, torce para o Real Madrid, mas fez críticas interessantes, muitas presentes nos Focus Groups.

Disse que não interessa o partido ou o candidato. Ele não quer votar para qualquer grupo ou pessoa que limite sua liberdade mediante normas que possam restringir atos de sua vida, como fumar, por exemplo. Ele quer menos interferência do Estado em sua vida. Chegou a brincar (mas também falando sério) que na Espanha se vive um período de pseudo-democracia, onde o governo edita mais regras, mandando alguém fazer ou deixar de fazer algo, do que no período de Franco. Vejam só!

Por fim, conclui, de forma sábia, dizendo que não entende o que Zapatero vai fazer em atos do PSOE. "Seu trabalho é sair apoiando os candidatos ou governar? Ademais faz essas viagens com o meu dinheiro, isto é um absurdo".

E as eleições municipais e autonômicas serão neste 27 de março, domingo.

Nenhum comentário: