quarta-feira, maio 02, 2007

Ségolène realiza comício de encerramento de campanha em Paris

Foi estimado que Ségolène juntou, em seu comício final de campanha, cerca de 50.000 pessoas, um pouco mais que Sarkozy, que concentrou 40.000.

Ségolène escolheu o estádio aberto de Charléty, em Paris, com capacidade para 45.000 pessoas.

Seu discurso foi fraco em vários sentidos. Apresentou pouco do que pretende fazer, ou seja, continua se colocando como uma incógnita para parte do eleitorado. Atacou muito Sarkozy, especialmente rebatendo trechos do discurso do líder da UMP em seu comício. Foi um erro, deixou-se pautar por Sarkozy, um erro básico em qualquer campanha.

A repercussão aqui pela França do comício de Sarkozy foi mais forte, ou seja, Ségolène perdeu uma boa oportunidade.

Confesso que preferi o comício de Sarkozy, ademais, o líder da UMP tem uma presença muito mais marcante que a bela Ségolène, que ainda demonstra um pouco de fragilidade.

Royal teve seus méritos também. Fez seu comício no primeiro de maio, aproveitou o dia do trabalho e o feriado, foi agressiva para tentar vincular Sarkozy ao autoritarismo, ou seja, foi incisiva na campanha negativa, algo indicado sempre em eleições que estão em segundo turno. Seus cartazes de campanha estão muito mais bonitos, agora coloridos e mais alegres, valorizando sua marcarte beleza.

Hoje teremos o esperado debate do segundo turno. Comentarei por aqui.

Nenhum comentário: