quarta-feira, julho 04, 2007

Nova Inglaterra?

Este é novo Primeiro-Ministro do Reino Unido. Confesso que não sou fã de Gordon Brown. Acredito que houve muito jogo sujo na política interna dos Trabalhistas, incitado especialmente por Brown, já há tempos, com o objetivo de acabar com o governo Blair.

Logo ele, Tony Blair, o homem que reinventou o Trabalhismo britânico, levou um partido, outrora destroçado, finalmente a ocupar novamente Downing Street.

Posso não compartilhar das políticas de Tony Blair, mas ele sempre foi um governante seguro, ciente de suas responsabilidades e sempre jogou limpo. Foi um homem que se transformou profundamente no cargo, amadureceu e chegou a um novo acordo histórico na Irlanda do Norte. Sempre foi pragmático, leal e determinado. Qualidades que faltam a certos políticos britanicos que ainda devem mostrar serviço.

Brown chegou tentando reinventar a roda, falando em tempo de mudanças..logo ele, o ministro de Finanças de Blair.

Veremos o que virá. Do lado de cá, na Europa continental, existem os dois grandes líderes do momento, os políticos que estão conseguindo balisar as posições européias, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel. A dúvida é se Brown entrará neste clube seleto, que poderia tornar-se um forte triunvirato europeu.

Isto seria tarefa fácil para Blair. Mas Brown, apesar de ser bom político, não tem o carisma do antecessor e ainda tem uma campanha nacional duríssima para vencer em breve. Os terroristas não lhe deram trégua. O trabalho está só começando.

Nenhum comentário: