terça-feira, julho 31, 2007

Tropas britânicas deixam o Ulster

Esta foto é cheia de significados. Uma criança católica brinca sob o olhar de dois soldados britânicos protestantes em Belfast.

A notícia do dia é a retirada das tropas britânicas da Irlanda do Norte, também conhecida como Ulster, ou seja, o fim da operação "Banner". Desde 1969, durante o governo de Ted Heath, quando se reforçou a presença militar do governo de Londres na região, 300.000 soldados passaram pela província. 763 morreram e mais de 6.000 ficaram feridos em conflitos ou assassinados por franco atiradores ligados ao IRA.

Nos tempos mais tensos, o contigente chegava a 28.000 soldados. Hoje, depois da retirada, sobraram apenas 5.000, mas com funções profundamente diferentes, já que a segurança do Ulster ficará completamente a cargo do serviço de polícia da Irlanda do Norte. A função dos soldados que ficam é estritamente as mesmas de uma força de paz.

A região merece a paz. Ela foi alcançada de forma madura e eficaz entre católicos e protestantes. Desde que estive na Irlanda, meu interesse pela região é crescente e enxergar estes avanços sensibiliza muito. Todos devemos torcer para que o processo de paz, formalizado nos Acordos da Sexta-Feira Santa, siga sempre produzindo efeitos positivos para um povo tão especial.

Nenhum comentário: