terça-feira, julho 17, 2007

Semana de tensões com a Rússia na Europa

A semana européia tem sido marcada por tensões envolvendo a Rússia.

Ainda ontem, quatro diplomatas russos foram expulsos do Reino Unido em represália a atitude de Moscou de não extraditar o agente secreto Andrei Lugovoi. Ele é acusado de envenenar com polônio-210 e matar outro espião, Alexander Litvinenko na capital britânica em novembro de 2006. Apesar da pressão inglesa, o artigo 61 da Constituição russa é claro, "exclui a possibilidade de se entregar um cidadão russo para um terceiro Estado". Realmente não é praxe no Direito Internacional e nas Relações Internacionais ver um Estado entregar seus nacionais.

Gordon Brown enfrenta sua primeira tensão internacional.

O outro fato gerador de tensão envolve a Otan. Este é um pouco mais denso. Putin decidiu suspender a participação da Rússia no "Conventional Armed Forces in Europe Treaty". Este tratado era um dos principais instrumentos nascidos com o fim da Guerra Fria e evita a presença de tanques e artilharia pesada no oeste e sul russos, em especial nas fronteiras com a Europa.

Todos acreditam que esta é uma medida de retaliação em relção a Otan, que pretende implantar sistemas anti-mísseis na Polônia e República Tcheca.

A tensão de Putin vem também de outro lado. A Otan, que se caracterizava por ser uma aliança militar de países capitalistas e livres em contraponto ao Pacto de Varsóvia, se expandiu com a derrota do socialismo no Leste Europeu. A primeira ampliação foi em 1999, com a inserção de Polônia, Hungria e República Tcheca. Logo depois passaram a fazer parte da aliança, em 2004, Eslováquia, Eslovênia, Bulgária, Romênia, Estônia, Letônia e Lituânia, este últimos antigas repúblicas soviéticas.

O golpe fatal no orgulho e interesses russos seria a inclusão da Ucrânia, seu antigo parque industrial e nação geopoliticamente estratégica entre Rússia e Europa. Kiev já negocia sua entrada na aliança militar liderada pelos EUA. Levaria a Otan para a principal fronteira russa com a Europa.

Tudo isto levou Putin a gerar este desconforto. Agora ele criou uma forma de barganhar no que interessa. É uma jogada política, simplesmente isto. É assim que os russos jogam. Não podemos esquecer que Putin foi criado dentro da lógida da Guerra Fria. Ele sabe como articular politicamente seus interesses. Não há crise. Apenas negócios e jogos de interesse. E Putin é um ótimo jogador.

Nenhum comentário: