sexta-feira, setembro 28, 2007

Sarkozy emplaca Strauss-Kahn no FMI

Este Blog muitas vezes parece ser mais "Diários de Paris" do que "Diários do Velho Mundo", tantas são as vezes que menciono os movimentos de Sarkozy.

Entretanto, o hiperativo Presidente francês não deixa de dar motivos para analisarmos seus movimentos políticos.

Sua mais nova vitória está no FMI. O socialista Dominique Strauss-Kahn, ex-ministro da Economia francês, foi eleito diretor-gerente da organização no lugar do competente Rodrigo Rato, antigo ministro da Economia de Aznar, que renunciou em meio ao mandato por razaões pessoais.

Sarkozy emplacou o novo diretor-gerente do FMI pouco depois de completar 100 dias de governo em Paris. Sua movimentação política e resultados são impressionantes e surpreendentes. Colheu apoio da UE, Estados Unidos e, acreditem, China. Venceu o candidato da Rússia, o antigo governador do Banco Central e ex-primeiro ministro da República Tcheca, Josef Tosovsky.

Sarkozy quebra mais uma parte da união entre os socialistas franceses e começa a transcender os limites de Paris. Sua influência chegou ao FMI. E poderá chegar muito mais longe. O show do pequeno Sarkô está apenas começando.

Nenhum comentário: