sexta-feira, janeiro 04, 2008

Lujbljana no centro da Europa

Quem conhece a capital da Eslovênia, Ljubljana, sabe que esta ainda é uma das mais belas jóias européias ainda não descobertas pelos turistas. E desde o início deste ano Ljubljana é a mais nova capital da Europa, uma vez que a Eslovênia assumiu a Presidência rotativa semestral da UE.

Este é o primeiro antigo país comunista do Leste a assumir o cargo, e neste ponto reside o significado da Presidência eslovena. Certamente Ljubljana entrará no mapa político europeu pelos próximos meses e temas relacionados com a antiga Ioguslávia estarão na pauta. Um Kosovo independente, não reconhecido pela Sérvia e a Croácia que se move rapidamente para tornar-se o mais novo sócio do clube sediado em Bruxelas. Estes serão temas relevantes na agenda européia pelos próximos seis meses.

O outro anúncio importante da virada do ano foi a entrada de Chipre e Malta na zona Euro. Os dois países cumpriram com todas as exigências de Bruxelas e agora tornam-se membros em um novo patamar. Especula-se que finalmente a Dinamarca pode aderir ao Euro em 2009, enquanto outros países do antigo Leste ainda lutam para colocar as contas em dia e poder entrar na zona Euro.

A Eslovênia, talvez o mais desenvolvido e estável país Europeu do antigo Leste Comunista, já faz parte da zona Euro, e pelos próximos seis meses presidirá a União. A bela Lujbljana inesperadamente tornou-se o novo centro da Europa.

Nenhum comentário: