quarta-feira, janeiro 23, 2008

McCain segue em ascenção

Poucos perceberam, mas o Partido Republicano anunciou nesta quarta-feira que McCain saiu vitorioso no caucus da Louisiana. Ron Paul ficou em segundo e Romney em terceiro.

Apesar de o caucus da Lousiana não ser muito representativo, chega em ótima hora para McCain, que desde as primárias de New Hampshire vem em plena ascenção, consolidada com a vitória nas primárias da Carolina do Sul.

McCain chega em ótimo momento na Flórida. Todas as pesquisas apontam sua liderança, como o Miami Herald and the St. Petersburg Times com 25% e o American Research Group, que leva suas intenções de voto ainda mais acima, chegando aos 29%.

O único nome que, por enquanto, ameça McCain é o de Mitt Romney, que possui uma estrutura de campanha altamente profissional e potencializada pela fortuna pessoal do ex-governador de Massachusetts. Seus números oscilam entre 22% e 23% nas mesmas pesquisas.

Quem parece não ter decolado até o momento é Rudy Giuliani. O ex-prefeito de Nova York, que apostou todas suas fichas na Flórida, parece não conseguir sair da faixa dos 15%, empatato tecnicamente com Huckabee. Sempre disse que sua estratégia é muito arriscada - e todos comentam que sua campanha tem sérios problemas em levantar mais apoio financeiro.

A Lousiana foi uma pequena vitória, mas valiosa e no momento certo, que embala ainda mais a campanha de McCain. O timing não poderia ser mais perfeito, assim como a desistência de Thompson, que pode ajudar o senador pelo Arizona. Nesta quinta haverá debate, mas a estrela de McCain parece começar a brilhar, no momento certo.

Nenhum comentário: