terça-feira, janeiro 22, 2008

Thomposon abandona batalha pela indicação Republicana

Escrevi aqui que esperava pela desistência de Thompson, especialmente pelo discurso que ouvi em Columbia, Carolina do Sul, no último sábado. mas agora é oficial: Thompson abandonou a corrida republicana pela Casa Branca.

Acreditei que ele poderia ainda tentar alguma reação na Flórida, mas como já lembrei neste espaço seria difícil ele reverter a situação. Ele seria derrotado novamente e não chegaria com fôlego para a Super Tuesday. Preferiu sair agora e isto abre um leque de opções.

A primeira delas é a migração de seus votos. A primeira e mais clara opção no momento é que seus eleitores acompanhem McCain. Thompson já apoiou o senador do Arizona em 2000 e a possibilidade de isto ocorrer não é pequena. Sua presença na última primária tirou votos de Huckabee e evitou que o ex-governador do Arkansas vencesse na Carolina do Sul. Em outras palavras, a presença de Thompson garantiu a vitória de McCain na Carolina do Sul.

Os (agora preciosos) votos de Thompson na Flórida, já começaram a ser cortejados. Romney já disse que ele naturalmente deve receber os votos de Thompson, pois ele teria as mesmas credenciais conservadoras que o senador do Tennessee. Existem dúvidas sobre isso. O certo é que esses votos não devem acabar com Giuliani.

Thompson pode estar mirando ou credenciando-se para ser o nome natural para Vice-Presidência republicana. Dependendo da escolha principal, possui grandes chances, pois pode trazer equilíbrio, conservadorismo e serenidade para a candidatura.

Tudo ainda são especulações, mas pode-se medir o alcance da desistência de Thomspon e suas principais consequências, que neste momento podem ser medidas e avaliadas.

Pessoalmente gosto muito de Thompson e, além de torcer para que seu papel na sucessão ainda não tenha terminado, acredito que o pêndulo político pode voltar a bater em sua porta.

Nenhum comentário: