terça-feira, janeiro 29, 2008

McCain e Lieberman

Enquanto corre a terça-feira decisiva na Flórida, começaram a surgir especulações sobre quem poderia concorrer como candidato a vice-presidente em algumas das chapas.

O nome cogitado para fechar chapa com McCain é o senador Joe Lieberman, de Connecticut.

Ele foi candidato a vice com Al Gore em 2000, mas rompeu com o Partido Democrata depois de perder as primárias para disputar sua reeleição no Senado. Renegado pelos colegas de partido, que resolveram apoiar o candidato democrata Ned Lamont, Lieberman resolveu concorrer como independente...e venceu. Os Democratas perderam um assentou significativo no Senado e Lieberman surgiu como um forte a respeitado parlamentar independente.

Desde dezembro Lieberman apóia McCain para Presidente. Os dois são considerados homens moderados no Senado e com ótimo trânsito entre os dois partidos. Os dois são nomes agregadores e inteligentes articuladores políticos. A chapa é simpática e atraente, apesar de faltar um nome sulista, mas Lieberman pode ser o nome que trará os eleitores de centro que McCain precisará.

Lieberman garante que não deseja concorrer novamente para a Vice-Presidência e reafirmou isto nesta terça. Se não concorrer como vice, certamente Lieberman teria uma presença marcante em um eventual governo McCain.

Mas para quem já assistiu o magnífico filme "Lions for Lambs", e entende as entrelinhas da política, fica uma dúvida: Até que ponto Lieberman realmente não estaria buscando a Vice-Presidência?

Nenhum comentário: