terça-feira, setembro 08, 2009

A pesquisa CNT/Sensus

A mais recente pesquisa CNT/Sensus, divulgada nesta terça, mostra que Serra segue líder absoluto em todos cenários. Faltou, entretanto, uma simulação, talvez a mais importante, que conta com todos os nomes que tendem a disputar a Presidência no próximo ano.

Sem Dilma, e com Ciro em seu lugar, Marina traz um nocaute para o governo. Tira 40% dos votos de Ciro, que cai de 14,3% para 8,7% e assume o segundo lugar, com 17,4%. Heloísa Helena teria 10,7% e Serra 40,5%. Mas como disse, não é este cenário que deve se confirmar. Por exemplo, Heloísa Helena não abrirá mão da vaga praticamente certa no Senado, onde tem mais exposição, e tende a deixar a disputa presidencial de lado.

O cenário mais provável e não testado teria que mostrar Serra, Dilma, Ciro e Marina.

O fato mais importante da pesquisa foi o desgaste de Dima, já presente nos números. Ela caiu em todos os cenários, o que mostra real desgaste da candidata. Ela, até o momento, não conseguiu estourar consistemente a barreira dos 20%, que seriam as intenções de voto espontâneas de Lula, e o voto que conta-se como diretamente transferível pelo Presidente. Ela precisa de musculatura própria para estourar esta barreira, mas não tem conseguido. O episódio Lina Vieira, por exemplo, afetou sua imagem.

Apenas uma nota sobre o cenário onde aparece Palocci. Sem qualquer exposição ou aval de Lula, ele chega a 8,5%. Se ele fosse o candidato de Lula, certamente já teria ultrapassado a barreira dos 20%, pois vemos pelos números que ele realmente acumula popularidade e musculatura política própria, coisa que Dilma ainda desconhece.

Nenhum comentário: