quarta-feira, setembro 30, 2009

Vitória Socialista em Portugal

Portugal também foi as urnas no último final de semana. A vitória foi dos socialistas de José Sócrates, o atual Primeiro-Ministro.

A ala conservadora foi mais uma vez derrotada. O principal problema dentro do PSD até o momento foi não ter encontrado equilíbrio desde a saída de Durão Barroso, o que jogou o partido em profunda crise. Barroso, eleito em 2002, fazia um ótimo governo, mas renunciou em 2004, para assumir a chefia da Comissão Européia, deixando o comando em Lisboa nas mãos de Pedro Santana Lopes, que não durou quatro meses no cargo. Foram chamadas, então, eleições. José Sócrates venceu e segue no comando do país.

O PS, que somou 36,5%, perdeu sua maioria absoluta, entretanto. Formará governo com o Bloco de Esquerda e a CDU, que totalizaram, juntos, 54,2% dos votos, 127 deputados.

O bloco conservador seguirá buscando uma liderança forte, assim como uma identidade clara, que leve seus partidos de volta ao governo. O PSD ficou nos 29,1%, enquanto a CDS/PP alcançou apenas 10,5%. Terão 39,6% do Parlamento, ou seja, 99 deputados.

Resta saber os rumos que serão tomados pelo moderado José Sócrates, um antigo membro do PSD, e agora líder dos socialistas, já que o PS governará em minoria em coalizão com grupos mais de esquerda.

Nenhum comentário: