quarta-feira, outubro 21, 2009

Menos uma candidata

As indicações, como havia comentado aqui, eram fortes. Agora o rumo dado por Heloísa Helena a sua candidatura corrobora aquilo esboçado aqui. Ela realmente tende a deixar a disputa da Presidência de lado e tentará retornar ao Senado por Alagoas.

Sua sugestão é que seu partido, o PSOL, inicie conversas para uma composição com o PV de sua amiga Marina Silva. As duas são realmente muito próximas, entretanto, as diferenças que separam os dois partidos, em nível programático e ideológico é abissal. Portanto é compreensível que parte do PSOL veja com ressalvas a sugestão de Heloísa Helena.

Esta deve abrir vaga para uma suplente na Câmara de Vereadores de Maceió, já que deve deixar o cargo se eleita para o Senado, pois até o momento lidera as pesquisas. Como são duas vagas, sua eleição é praticamente certa.

Heloísa Helena tem seu preferido, caso a composição com o PV faça água. É o deputado Milton Temer, que se escolhido, deve fazer papel de mero coadjuvante na campanha, sem alterar de forma substancial o equilíbrio de forças, coisa que a candidatura de Heloísa Helena, se bem conduzida, poderia fazer.

Mais do que a formalização da aliança entre PT e PMDB e a adesão de consórcio de partidos menores em direção a Dilma, a notícia política do momento é a desistência de Heloísa Helena, dada praticamente como certa. Isto altera o quadro de forças e seu potencial apoio para Marina, se confirmado, pode impulsionar mais um pouco os números da candidata do PV.

Vale lembrar um fator. Marina Silva tem sérias restrições quanto a Dilma, assim como Heloísa Helena. Vamos aguardar as pesquisas.

Nenhum comentário: