segunda-feira, outubro 19, 2009

PSDB decide esperar

Para aqueles que esperavam uma definição do PSDB em breve, é bom saber que os tucanos decidiram esperar um pouco mais. A definição do candidato ficará mesmo para 2010.

Circulam muitas teses pelos corredores de Brasília, inclusive de que haveria pressão dos partidos aliados para uma rápida definição da candidatura para que assim fosse definido os rumos daquele que poderia ocupar a vice na chapa.

Nem tanto. Os tucanos agem com prudência. É ingenuidade política lançar um candidato agora, a não ser que o nome fosse completamente desconhecido, assim como é Dilma ou precisasse de exposição para consolidar-se, como Ciro. Ainda assim, a operação exigiria atenção redobrada.

Se o PSDB optar por Serra, o que indica a tendência, expor o Governador de São Paulo neste momento seria um movimento que somente beneficiaria Dilma, pois apresentaria-se o adversário direto para a polarização do confronto, assim como deseja o PT.

Mantendo a discussão acesa, o PSDB colhe inclusive mais atenção da mídia, que tende a cobrir os desdobramentos para a escolha do candidato. Política tem dessas coisas e o timing talvez seja a mais importante delas.

A escolha do vice dependerá de uma conjuntura política que deve formar-se com a escolha do candidato. Acredito que uma chapa "puro-sangue" com Serra/Aécio, ou vice-versa, teria chances reais, entretanto, a tendência é que o vice saia de um dos partidos da aliança oposicionista.

Nenhum comentário: