sexta-feira, outubro 09, 2009

Nobel de Literatura histórico. Parabéns, Herta!

O Nobel de literatura para Herta Müller é um fato histórico. Ela foi uma escritora que lutou muito para que seu trabalho pudesse ser publicado. Sua luta na Romênia foi quase em vão, já que seus livros traziam uma visão crítica ao regime totalitário esquerdista de Nicolae Ceaucescu.

Os problemas enfrentados por Herta Müller não foram diferentes daqueles que lutaram contra os regimes de exceção socialistas ao redor do mundo. Foi demitida de vários trabalhos, como de tradutora em uma fábrica em Timisoara. Perseguida profissionalmente acabou deixando a Romênia em 1987 com seu marido para residir na Alemanha.

O trabalho de Herta é único pelas suas origens. Apesar de nascer em um país de raiz linguistica latina, a Romênia, sua família trazia uma origem alemã. Estudante de filologia alemã e romena, foi responsável por aproximar as duas culturas literárias.

Já recebeu vários prêmios, onde o Nobel surge como um elemento completar e mais importante. Ainda sofrendo a preseguição do socialismo de Ceaucescu foi distinguida internacionalmente com o Prêmio Aspekte. Em 1995 recebeu o prêmio europeu de literatura Aristeion e foi eleita para a Academia Alemã para Língua e Poesia. Em 1998 foi a vez de a Irlanda premiá-la com o IMPAC e depois com o Prêmio Franz Kafka. Em 2003 recebeu o Prêmio Joseph Breitbach de literatura alemã, seguido por aquele concedido pela Fundação Konrad Adenauer e, em 2006, com o Prêmio Würth de literatura européia.

Herta é uma dessas mulheres especiais, uma escritora memorável. Além de trabalhar pela aproximação entre as línguas de origem latinas e alemãs, possui uma literatura fascinante. Sua luta contra o socialismo e a favor da liberdade ecoa em seu trabalho, agora por todos os cantos do planeta.

Infelizmente ela possui somente um romance publicado no Brasil, "O compromisso" (Ed. Globo), que narra a história de uma operária da indústria têxtil perseguida pela polícia secreta romena. Literatura obrigatória para aqueles que, a despeito da história, ainda são seduzidos pelas idéias socialistas.

Nenhum comentário: