terça-feira, outubro 13, 2009

Cai o governo da Romênia

A democracia e especialmente o parlamentarismo tem dessas coisas. Dez meses depois de chegar ao poder, o Primeiro-Ministro conservador da Romênia terá que deixar o cargo.

A moção de censura que derrubou o governo de Emil Boc prosperou porque sua coalizão se rompeu. Foi ungido ao cargo em parceria com os social-democratas, que retiraram seu apoio ao governo, quando seu ministro do Interior foi demitido.

A vingança dos social-democratas veio de forma contundente no Parlamento (258 X 176), uma vez que a ruptura da coalizão deixou o governo de Boc em minoria.

Em Bucareste circula a tese de que a demissão do Ministro do Interior foi, na realidade, arquitetada pelo Presidente do país, Traian Basescu (do mesmo partido de Boc), com vistas a influenciar o processo eleitoral presidencial de 22 de novembro. Algo que estava nas mãos dos social-democratas, até então.

Agora Basescu deve indicar um novo Primeiro-Ministro. Caberá ao mesmo Parlamento que retirou Boc do cargo, aprovar a indicação. Uma coisa é certa, todos miram na eleição de novembro.

Nenhum comentário: