quinta-feira, outubro 22, 2009

Serra abre vantagem, aponta Ibope

Os tucanos encomendaram pesquisa ao Ibope, como foi divulgado pela Folha. Serra subiu novamente, rompendo a barreira dos 40%. Cravou 41%. Isto fortalece o nome do Governador paulista dentro do PSDB.

A outra constatação da pesquisa foi que a disputa pelo segundo lugar embolou de vez. Dilma subiu dois pontos e chegou a 17%, ultrapassando Ciro, que desceu um ponto e aparece com 16%. Na margem de erro, estão empatados. Os números mostram mais uma vez a suspeita de que Lula pode não conseguir transferir votos, algo temerário para a candidata petista.

Enquanto isso ganhou força a tese de que Ciro realmente deixará a disputa presidencial de lado, conforme pediu Lula. Pode até ser, mas quem conhece Ciro sabe que se ele enxergar chance de vencer ou se seu nome estiver consolidado em segundo lugar, ninguém o convence a deixar o páreo.

Os números de Serra são interessantes. Subiu de 35% para 41%. Mostra principalmente sua capacidade de reação, recuperando seis pontos mais do que significativos, especialmente porque também foi mostrado aos eleitores uma cartela que apresenta Aécio como vice do Governador de São Paulo.

Circula nos bastidores que o expressivo apoio recebido por Aécio entre os parlamentares do DEM pode levar o Governador de Minas a aceitar o lugar de vice na chapa oposicionista. Sairia por cima e teria lugar de destaque, respaldado pelos partidos aliados. Aécio deve enxergar esta tendência com sabedoria política, especialmente quando vemos que o nome do mineiro valorizou a chapa tucana.

Com Serra nas alturas e Aécio com prestígio interno, existe sim chances reais de vermos uma chapa tucana puro-sangue e café com leite na eleição presidencial.

Um comentário:

Mário Andrade Câmara disse...

É uma pena o Aécio não ser mais conhecido fora de Minas, e como vice seria sua grande chance de visibilidade nacional para disputar as eleições de 2014 (se o Serra deixar), ou mesmo 2018... para o PSDB seria o melhor dos mundos!