sexta-feira, outubro 30, 2009

A Estratégia de Aécio

A discussão em torno da escolha do candidato do PSDB está na pauta de dicussões políticas do país. Durante esta semana as movientações nos bastidores foram intensas, gerando alguns recados públicos enviados pelos principais candidatos pela imprensa.

Aécio Neves se movimentou muito. Esteve em Brasília e conversou com diversos partidos, do DEM ao PDT passando pelo PR, PMDB e PV. Seu objetivo é criar uma possibilidade de aliança em torno do seu nome caso seja ungido candidato pelo PSDB.

Assim, ele transmite a noção de que carrega a seu favor um aspecto aglutinador. Segundo sua idéia, uma grande coalizão poderia se formar em torno do seu nome, fornencendo a propulsão necessária para avançar nas pesquisas e vencer a eleição.

Por isso Aécio luta tanto pela definição imediata do candidato tucano. A demora na definição, prejudica sua estrtégia, já que enquanto o PSDB não define seu candidato, os virtuais apoiadores de Aécio seguem fechando alianças com outros partidos e candidatos, como Dilma.

Tomando a estratégia de Aécio por base, a demora na definição do candidato favorece Serra, que do alto dos seus 41% de intenções de voto, não tem interesse em apressar o debate eleitoral. Entretanto, a aceleração no processo decisório do PSDB favorece o Governador mineiro, que já colocou seu projeto em movimento.

Se tomarmos como exemplo a estratégia vencedora de Aécio para a Presidência da Câmara, sabemos que as chances de seu projeto prosperar são reais.

Um comentário:

Mário Andrade Câmara disse...

Difícil será fazer a maria-fumaça correr a velocidade de trem bala... o que é uma pena, pois com o aécio haveria alguma esperança do Brasil inteiro embarcar nesse trem (coisa de mineiro, 'trem bão'!).